Campanha de Angariação de Sócios

Cada novo sócio fica isento do valor de jóia. Aproveite a oportunidade e junte-se a nós!

O Clube Recreativo e Desportivo Brasileiro- Rouxinol nasceu da fusão de dois grupos de pessoas, um da Quinta do Brasileiro e outro da Quinta do Rouxinol, ambos em Corroios. A sua fundação ocorreu no dia 15 de Fevereiro de 1980, com uma formação de 32 sócios. Nesse mesmo dia foram aprovados os estatutos e o regulamento interno bem como o emblema cujas cores principais eram o azul e o amarelo.

A evolução do Clube foi sendo gradual e em finais dos anos 80 contava já com 148 sócios e150 jovens atletas praticantes de atletismo, andebol, ciclismo, futebol, natação e ténis de mesa.

Entre 1981 e 1985 o Clube teve como principal infra-estrutura de apoio às suas actividades desportivas um ringue localizado no interior da zona urbana onde foi possível promover o andebol e o futebol de salão, tendo este alcançado grande destaque com a participação da equipa do Brasileiro-Rouxinol no campeonato da 1ª divisão nacional.

Para além destas actividades, o Clube promoveu também muitas actividades de rua nomeadamente as provas de atletismo, ciclismo e festas convívio entre os sócios.

Uma das modalidades pioneiras foi igualmente a natação praticada nas piscinas do Clube Lisnave tendo, já em 1980, envolvido na iniciação cerca de 30 crianças e atingido um total de 50 alunos na aprendizagem e aperfeiçoamento.

A partir de 1982, através do protocolo celebrado entre o Clube, a Câmara Municipal do Seixal e a Delegação Escolar de Setúbal, foi possível passar a utilizar parte das instalações da Escola Primária nº 6 de Corroios. No ginásio desta escola desenvolveram-se as modalidades de ginástica infantil, de manutenção, aeróbica, Karaté-Budô, a aero-dança brasileira e Ballet, modalidade que foi um dos principais cartões de visita desta colectividade durante muitos anos.

O Clube desenvolveu e promoveu a modalidade de trampolins e de ginástica de formação (esta entretanto extinta), contando com atletas federados e a participarem em competições distritais, nacionais e internacionais.

Em 1993 o Clube conseguiu projectar-se ainda mais construindo, em terreno cedido pela Câmara Municipal do Seixal, um complexo de ténis com uma deslumbrante panorâmica sobre o vasto Sapal de Corroios. Este complexo é actualmente constituído por 3 campos de ténis de piso rápido com bancadas de assistência e balneários, gabinetes técnicos e serviços administrativos bem como por um bar convívio com esplanada, envolvidos por uma área arrelvada e ajardinada com 3000 metros quadrados com iluminação, tendo como pano de fundo uma ampla e agradável paisagem ribeirinha.

Em Setembro de 2012 foi concretizado um dos grandes anseios do Clube e, em particular, da modalidade de Trampolins.

O pavilhão multiusos do Mercado de Miratejo, cedido pela Junta de Freguesia de Corroios, passou a ser o espaço exclusivo de treino dos atletas da modalidade, a dois passos do complexo de ténis. Clube.

No referido complexo de ténis tem vindo a ser dinamizada a escola de ténis e a divulgação da modalidade no nosso Concelho através da participação dos atletas que representam o Clube nas diversas provas, colectivas ou individuais nos vários escalões, a nível nacional, regional e local bem como os diversos torneios integrados no calendário nacional da Federação Portuguesa de Ténis organizados pelo Clube.

Integrados nas festas populares da Vila de Corroios, o Clube tem vindo a realizar, anualmente, o OPEN de CORROIOS agora designado por CORROIOS OPEN, que caminha já para a 16ª edição, intercalado apenas pela realização em 2013 e 2104 do Torneio Festa de Corroios.

O CORROIOS OPEN é um evento âmbito nacional que, para além de trazer a Corroios os jogadores com maior expressão no ténis nacional, tem vindo a projectar o Concelho do Seixal e uma sempre menção honrosa à capacidade organizativa deste Clube.

Campos de Ténis [maquete]